ortopedia funcional dos maxilares
Ortopedia facial é o processo de normalizar o crescimento da estrutura óssea de um paciente e reparar qualquer desequilíbrio da face e arcadas dentárias.
Este processo de desequilíbrio envolve frequentemente uma alteração na respiração, mastigação e deglutição dos pacientes jovens, levando a um desequilíbrio muscular da face e portanto do crescimento incorreto das arcadas dentárias.
O tratamento deste paciente inicia-se em geral por volta dos sete ou oito anos de idade
O que é a
Ortopedia Funcional dos Maxilares (ofm)?
A Ortopedia Funcional dos Maxilares (OFM) utiliza forças muito suaves e os aparelhos são confeccionados em acrílico e fios metálicos.
Geralmente requer visitas mensais para ajuste do aparelho. O próprio aparelho auxilia a mandíbula e a maxila a crescerem lateralmente e para a frente.
Esta trajetória de crescimento estimula o desenvolvimento das vias aéreas nasais e laríngeas e cria espaço adequado para a língua descansar.
O resultado final cria não só um sorriso maravilhoso, mas minimiza as chances mais tarde de apnéia do sono e disfunção de ATM.
Além disso, respiração, oxigenação cerebral e saúde geral são reforçadas devido ao crescimento lateral e para a frente das bases ósseas das arcadas.
Como os dentes se posicionam corretamente através do crescimento natural da mandíbula, da harmonia esquelética e da utilização correta da musculatura oral, o resultado dental tende a ser muito estável.
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
OFM para Crianças
As crianças são frequentemente os melhores candidatos para receber a terapia ortopédica funcional.
Começando em uma idade jovem, a Dra. Denise examinará e monitorará o crescimento e os hábitos de seu filho para determinar quando o início do tratamento será mais eficaz.
Dentes tortos não afetam apenas a estética. Ao estarem posicionados incorretamente, os movimentos da mastigação ficam desequilibrados.
Esse mau funcionamento da engrenagem ocasiona alterações ósseas das arcadas dentárias, dores crônicas de cabeça, na nuca, no pescoço e até nas costas.
A respiração incorreta pode também causar alteração das arcadas dentárias. Além disso, uma criança com respiração bucal é muitas vezes rotulada equivocadamente como portadora de déficit de atenção, por ser inquieta, dispersiva e agitada, e passa desnecessariamente a ser medicada.
Mas, na verdade, é a compensação natural para que o cérebro tenha mais oxigenação. E quando ela é obrigada a ficar parada, fica sonolenta.
Se o seu filho começar o tratamento ortodôntico antes de todos os dentes adultos terem erupcionado, é conhecido como tratamento de Primeira Fase.
Durante o tratamento na Primeira Fase, o Dra. Denise usará técnicas projetadas para corrigir o crescimento da mandíbula do seu filho e certificar-se de que o osso da mandíbula e maxila estejam devidamente alinhados.
Este poderá ser efetuado, dependendo de cada caso com OFM ou braquetes auto ligados. Muitas vezes apenas o tratamento com Ortopedia Funcional dos Maxilares é suficiente para deixar a mordida e o sorriso de seu filho perfeitos.
Caso seja necessário, após a dentição permanente estar presente na boca, podemos iniciar a segunda fase do tratamento, que geralmente envolve braquetes – Sistema Damon Smile ou alinhadores Invisalign para alinhar.
ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES
OFM para Adultos
Ortopedia Funcional dos Maxilares também é utilizada no tratamento de pacientes adultos, entretanto com algumas limitações.
Nas crianças, os ossos da mandíbula ainda estão se formando e não se endureceram completamente, tornando mais fácil para os ortodontistas controlar o crescimento ósseo e o movimento dentário.
Adultos, no entanto, não estão mais crescendo, e os ossos da mandíbula têm endurecido tornando-se mais de um desafio para ajustar a mordida e mover os dentes em alinhamento adequado se os ossos faciais estão desalinhados.
Nestes casos a cirurgia pode ser usada para ajustar o osso da mandíbula e estabelecer o alinhamento da mordida adequada. Mesmo assim os pacientes adultos ainda conseguem alcançar o belo sorriso que sempre desejaram.
Dentes tortos não afetam apenas a estética. Ao estarem posicionados incorretamente, os movimentos da mastigação ficam desequilibrados.
Esse mau funcionamento da engrenagem ocasiona dores crônicas de cabeça, na nuca, no pescoço e até nas costas.
O problema pode complicar ainda mais se houver algum desvio na posição da Articulação Temporomandibular (ATM).
A coordenação da abertura e do fechamento da mandíbula parece algo muito simples, mas por trás de movimentos tão naturais, existe um complexo sincronismo de grupos musculares, articulações, ossos, ligamentos e da arcada dentária.
O desequilíbrio desse sistema acarreta uma série de outros problemas: estalos ao bocejar ou mastigar, dificuldade para abrir amplamente a boca, rangidos ao morder, enxaqueca crônica e dores com irradiação até no ouvido.
A OFM auxilia no alívio das dores crônicas, entre outros sintomas associados à DTM. Seus aparelhos promovem a reabilitação das articulações e da arcada dentária para correção da mordida.